Calor e chuva são duas características típicas do verão amazônico. Elas foram à inspiração para o lançamento da 4ª edição do Amazônia Fashion Week realizada pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), que acontece dia 14 de agosto, no Pier 47. Com o tema “Verão Amazônico”, a ideia do lançamento é destacar a produção local, bem como sua profissionalização, as múltiplas faces da mulher amazônica e a capacidade de criar uma moda regional sem perder o glamour global.
“Num momento em que a indústria de moda passa a representar parcela significativa do PIB nacional e a gerar empregos e renda estamos engajando a região amazônica num setor que é capaz de arrecadar recursos para seu desenvolvimento”, diz Benedita Truckenodt, vice-presidente da Costamazônia, realizadora do evento.
Com o objetivo de ressaltar os profissionais paraenses o Amazônia Fashion Week tem sua trajetória marcada pela revelação de novos talentos. Nesta edição, o lançamento contará com três desfiles assinados por Andrea Ribeiro, Costamazônia e Bella Criativa, cada um com 20 looks diferentes. O Pier 47 será tematizado com ar tropical, colorido e exuberante, ressaltando a beleza das características naturais do frescor da Amazônia. O show de lançamento ficará por conta da Banda Alta Frequencia, conhecido grupo musical que aposta num repertório animado.
“Apostamos na diversidade da mulher de hoje, na multiplicidade de estilos, desde os vestidos longos despojados as maxi listras, estampas étnicas e muitos tons de marrons. Em nosso desfile conseguimos segmentar bem as estampas, um toque de romantismo e muita elegância na passarela”, conta Soraia Rocha, estilista que assina a coleção de Andrea Ribeiro, presente num dos desfiles do AFW.
Além de destacar a cultura regional e as coleções de moda casual, praia e acessórios, durante o lançamento será apresentado um vídeo sobre o projeto AFW e EPAMA (Encontro Paraense de Moda e Artesanato), que em novembro deste ano destacará o tema “Caminhos da Moda” em uma semana de ações culturais, desfiles, shows e palestras realizados de 07 a 13 de novembro, em pontos turísticos de Belém, enaltecendo as diversas manifestações da moda como estilo de vida, fator de diferenciação por conta da vaidade da condição humana, inclusive, através da profissão e no viés da sustentabilidade.
Responsabilidade Social
A 4ª edição do Amazônia Fashion Week haverá espaço para o projeto de responsabilidade social Arte Mães, realizado em Barcarena, com apoio da Associação Costamazônia em parceria com a Imerys. Com o projeto é feito um trabalho de capacitação de futuras mães que moram no município e não possuem emprego e renda. A ideia surgiu a partir do programa Ampagesta que oferece as grávidas serviços de saúde, orientação médica e oficinas de corte e costura para confecção do enxoval do bebê.
Com o apoio da Costamazônia, desde o início do ano, turmas de 20 mulheres participam de duas aulas semanais para aprender a customizar produtos como bolsas, sacolas, roupas e muito mais. O viés do empreendedorismo é a novidade agregada ao curso oferecido pela associação, já que após o término deles, as mães podem usar as novas técnicas aprendidas para uma produção de baixo custo e de qualidade, gerando emprego e renda para suas famílias.
De acordo com Maria do Carmo, Diretora de Projetos Sociais do Cepaz, que acompanha o Projeto Arte Mães, os resultados das mães formadas na primeira turma de 2010 foram positivos, pois elas não só receberam capacitação como também passaram a se motivar com o trabalho e a acreditar numa nova vida. “Elas relatam que tudo mudou no sentimento de esperança de melhorar de vida, a auto-estima, no trato com o marido, na visão de amar o filho que está chegando, na troca de experiências com outras mães, elas percebem que são capazes de tocar a vida e dar apoio a seus maridos e familiares”, revela. A Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia vem realizando há seis anos, o EPAMA (Encontro Paraense de Moda e Artesanato), e neste segundo semestre atinge sua décima edição. Também já realizou duas edições do Amazônia Fashion Week.
Os dois acontecimentos são inéditos em nosso Estado, que objetivam tornar conhecida a produção artesanal local e inserir definitivamente o Pará no roteiro dos grandes centros produtores de moda e artesanato de nosso país. O projeto nasceu de uma pesquisa que revelou que a indústria de moda passou a representar parcela significativa do produto interno bruto brasileiro e a gerar um grande número de empregos. E mais ainda, que o diferencial está na produção com toques artesanais, o famoso hand made, tão valorizado no mercado internacional.
Serviço:
Lançamento do Amazônia Fashion Week – 4ª edição, com o tema “Caminhos da Moda”
Dia 14 de agosto, no Pier 47.
Horário: 18 horas
Realização: Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia). www.afw.com.br
Texto: Luciula Romana (Ascom/AFW)
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