segunda-feira, novembro 30, 2009

Desfile abre 8.ª edição do Caixa de Criadores


Maria Belém - Coleção inspirada na Paris do séc. XIX


A moda de Belém, a capital do Pará, não mistura apenas estilos regionais inspirados na Amazônia como se pode supor. É urbana, cosmopolita, ousada e inovadora. É feita para ser usada em qualquer lugar do planeta, mas quer sempre identificar sua origem. É esse o espírito que pude capturar na abertura da 8.ª edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores, no último dia 27 de novembro, cujo tema “A Moda de Cara Nova” representa bem a maturidade que o evento vem constituindo na capital paraense e mostrando para o Brasil. Até o próximo dia 6 de dezembro, o público poderá visitar os estandes das 47 marcas participantes do Caixa para adquirir peças das coleções da temporada 2010, no Espaço São José Liberto. A entrada é franca.

Durante o desfile na noite do dia 27, no Maison Pomme D’or, foram apresentados para a imprensa e convidados as coleções de 14 marcas do Caixa de Criadores. Na passarela foi possível ver uma variedade de estilos, de roupas masculinas e femininas a acessórios e moda infantil.

A marca Maria Belém, de Clara Carneiro, uma das organizadoras do evento, buscou inspiração na Paris do século XIX, retratada na novela do francês Gaston Leroux, “O Fantasma da Ópera”. Os figurinos da época foram adaptados pela estilista para a passarela do Caixa de Criadores com um toque moderno. O cumprimento e os babados dos vestidos foram reduzidos, porém foram preservados traços marcantes e característicos como os corseletes que modelam e afinam a cintura feminina. Nas cores a aposta foi romântica e também sensual: bege, verde musgo, cinza e vermelho vinho.



Maria Belém - Longos e babados

Do século XIX diretamente para o século XX, mais precisamente os alegres e coloridos anos 80 e ao som de “Girls just wanna have fun”, de Cindy Lauper, a Maricota (biquínis)/Kutrukas (roupas femininas) apresentou sua coleção moda praia. Os modelos foram baseados, principalmente, na dança dessa década, quando a partir dos anos 70 as danceterias se disseminaram pelo mundo. Para brilhar na vida noturna as mulheres faziam uso de sandálias altas, meias coloridas, colans, pulseiras e colares de plásticos aos montes. Os biquínis da Maricota seguem bem essa linha como o estilo “asa-delta” e com alças fininhas amarradas na altura do pescoço. As estampas você nem precisa adivinhar: muito pink, azul bebê, verde e laranja florescentes, claro!



Maricota - Cores florescentes



Maricota - Lacinhos

A África esteve presente no desfile com a marca Afro’s Brasi’s da angolana Isabel Afonso. Aliás, estampas africanas são uma tendência atual que está fazendo sucesso no mundo inteiro como mostramos aqui no blog, num post sobre a estilista australiana Tina Kalivas. Mas voltando à capital paraense, a coleção “África Belém” trouxe trajes típicos africanos como o boubou e o turbante, além de acessórios importados de Angola feitos com miçangas, madeira, flores e marfim. Alguns desses trajes sofreram uma leve influência brasileira, representados através dos conjuntos de calça larga e top, além dos vestidos longos que são a cara do verão. Os muitos aplausos ao fim do desfile mostraram a aprovação do público.



Afro's Brasi's - A Àfrica é aqui!



Afro's Brasi's - Tops e calças largas com estampas africanas

 Logo em seguida foi vez da veterana Cadicoisa entrar na passarela. Aliás, a marca mostrou quem vem evoluindo e construindo um estilo facilmente reconhecido. Quando vejo uma roupa da Cadi dá facilmente para reconhecer que foi criada pelo trio formado por Mari Chiba, Isaac Lôbo e Klébeson Moura. A paz e a união mundial dos povos foi a inspiração da coleção “Para um novo tempo”, que reúne cores claras, nós, sobreposições, rendas e folhos em intensa harmonia. A inspiração marítima esteve também presente nos modelos dedicados ao verão com vestidos leves e soltos, bolsas de tecido com alças de punhos que também foram usadas para compor os cintos masculinos.



Cadicoisa - Vestidos leves e tecidos com nós



Cadicoisa - Inspiração marítima

Se Coco Chanel libertou as mulheres dos espartilhos, esses sensuais componentes dos vestuários das modelos pin ups dos anos 40 continuam sendo usados como muito estilo e sensualidade. Pelo menos foi o que mostrou a coleção “Pela volta dos corseletes e espartilhos” da marca Sou Jackye, da produtora de moda Jackeline Carvalho. Para ela qualquer mulher, independente da forma física, pode usar espartilhos e corseletes para afinar a cintura. Nas estampas da Sou Jackye cores bem características das pin ups: bolinhas brancas em tecidos claros como amarelo e azul bebê, além do vermelho e preto. Um charme à La Betty Boop!



Sou Jackye - Releitura das pin ups



Sou Jackye - A sensualidade dos espartilhos e corseletes está de volta!

Outras marcas participantes do desfile de abertura da 8.ª edição do Mercado Caixa de Criadores foram Moda Mix/Sebrae, CoisaMinha, Mariana Bibas, EuBelém, Água Brasil, Estilosa/Maria Malaguetta, Moda Unama, Marttineli, Petit Jolie e Dona Naza.

O evento com a comercialização das coleções segue até o próximo dia 6 de dezembro, no Espaço São José Liberto, em Belém, das 14 às 20 horas. A programação inclui ainda música com a rádio “Som na Caixa” e diversos Djs. No local, também há postos para acesso gratuito à internet Wi Fi e a movimentação do Caixa de Criadores pode ser acompanhada também no Twitter @CaixadCriadores. Outra atração é o concurso Fiz na MTV, em que os participantes enviam vídeos para o site http://fiznamtv.com.br/ unindo os conceitos “moda”, “Caixa de Criadores” e “MTV”. O ganhador, além de prêmios do Caixa e da MTV Belém, terá seu vídeo exibido em rede nacional, no programa Fiz na MTV. Bueno, não? Então participe!

Fotos coleção Cadicoisa: Kelly Pozzebom
Demais fotos: Carol Belém

4 comentários:

Ka Oliver disse...

Interessante o blog! Bom conhecer a moda fora dos eixos SP, RJ e MG. Sou estudante de moda e amo o assunto. Te visitarei mais vezes! Bjos

Ka Oliver disse...

Gostei do blog, viu? Mto interessante conhecer a moda fora do eixo SP, RJ e MG. Farei novas visitinhas!!! Bjos

Lidiane Campos disse...

Arrasou, Jumara! Avaliação muito boa sobre as coleções. Do início ao fim.

Bjs

Lidiane

Jumara Cardoso disse...

Obrigada meninas! O conteúdo deste blog é feito especialmemnte pensando em vocês: mulheres inteligentes e antenadas na moda.
E Lidiane, obrigada pelo suporte na cobertura do Caixa. Você e seus demais colegas da Avisi é que arrasaram!

Bjs.

Leia mais

Related Posts with Thumbnails